Agência Virtual 
Escolha a forma de
acesso ou cadastre-se
Síndicos Imobiliárias Condôminos Acordos
Segurança do condomínio, o papel de cada um.
10/05/2016 

 

 

 

 

 

Quando o assunto é segurança do condomínio, todo cuidado é pouco, principalmente pois são várias pessoas morando juntas e quanto mais pessoas, mais vulnerável está o local. Desse modo, tanto o síndico quantos os moradores precisam ficar atentos quanto ao assunto. Confira as dicas para cada um:

 

Síndico

  •  Comunicação é a palavra-chave para o síndico. Crie um ambiente de colaboração e participação entre os condôminos, assim, todos assumirão naturalmente suas responsabilidades. Tenha regras claras e objetivas bem explícitas em quadros de avisos, e-mails ou qualquer outro meio de comunicação que você utilize.

  •  Sempre verifique se a manutenção do seu sistema de segurança está em dia. Esses sistemas demandam muitas vistorias preventivas, portanto, esteja sempre atento.

  • Não se prenda às rotinas de inspeção e vistoria de funcionários, tente fazê-las vez ou outra em horários e datas que não estão previstas.

  • Situações de emergências dentro ou fora do condomínio devem ser imediatamente comunicadas às polícias Civil ou Militar. No caso de um incidente externo, nunca abra as portas do condomínio e, no caso de ocorrências internas, sempre preserve a sua própria segurança para que possa agir de maneira correta e pensada. Nunca tente nenhum ato de “heroísmo”.

  • As medidas de segurança, por exigirem muita disciplina, podem ser vistas como chatas ou exigentes demais por parte dos condôminos. Não desanime frente à insubordinação, seu papel é fundamental para a segurança de todos – inclusive sua e de sua família.

 

Morador

  • O nível de segurança de um condomínio depende muito da dedicação dos condôminos a este tema. Cada minuto gasto preocupado com segurança garante muito tempo de proteção e tranquilidade para você e sua família.

  • Na saída e chegada ao condomínio, sempre esteja muito atento aos movimentos à sua volta e não entre ou saia se perceber algo estranho. Aguardar o portão da garagem fechar completamente entre entradas e saídas também é fundamental.

  • Ao invés de permitir que entregadores subam até seu apartamento ou se dirijam até sua casa, receba suas encomendas na portaria. Dedicar esse tempo para se deslocar até a entrada do condomínio pode poupar grandes dores de cabeça.

  • Assim como o condomínio tem sistemas e procedimentos de segurança, a sua casa também deve ter, mesmo que seja uma simples conferência de trancas e janelas. Se cada unidade for preocupada com a própria segurança o condomínio já ganha muito nesse quesito.

  • A palavra-chave para o condômino é cooperar. Coopere com os funcionários, principalmente os da portaria, e com o síndico. Siga sempre as regras de segurança e, ao discordar de algo, proponha mudanças ao síndico. Nunca aja com rebeldia em relação às normas de segurança impostas ao condomínio; além de arriscar a sua própria segurança, você estará arriscando a de todos os condôminos.
Mais recentes:
Informe os dados abaixo
Código ou CPF: Vencimento: Formato: mês/ano
DÉBITO EM CONTA
Evite multas e juros habilitando conosco o débito em conta.
Administração de condomínios
Preencha nosso formulário e receba uma proposta de administração de condomínio
Cadastre-se para receber nossas novidades por email