Agência Virtual 
Escolha a forma de
acesso ou cadastre-se
Síndicos Imobiliárias Condôminos Acordos
Instalações elétricas
17/06/2016 

 

 

 

 

Nada é para sempre. E, em se tratando de condomínios, é bom que isso fique claro, já que tudo precisa de manutenção, principalmente quando se trata de instalações elétricas.

O entendimento entre os especialistas é que a durabilidade das instalações de um empreendimento gire em torno de 30 anos. E é possível imaginar como a demanda por energia elétrica dentro das unidades mudou nesse período de tempo.

A estimativa da Procobre, instituição que promove estudos e pesquisas sobre o uso de cobre na América Latina, é de que a demanda por energia elétrica aumentou em seis vezes nesse período. Para ilustrar a situação, na década de 1980, um modelo comum de chuveiro era de 1.800W. Hoje a potência do aparelho chega a 6 mil W. No passado, um fio de bitola de 2,5 mm era mais que o suficiente para suprir as necessidades de uma casa. Agora, essa medida é de 6 mm.

Portanto, muitos condomínios ainda contam com instalações defasadas, e os riscos vão desde quedas de energia a choques de alta voltagem. E não custa lembrar que que o síndico é co-responsável pela segurança dos moradores.

Mais recentes:
Informe os dados abaixo
Código ou CPF: Vencimento: Formato: mês/ano
DÉBITO EM CONTA
Evite multas e juros habilitando conosco o débito em conta.
Administração de condomínios
Preencha nosso formulário e receba uma proposta de administração de condomínio
Cadastre-se para receber nossas novidades por email