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3 erros que podem estar prejudicando a saúde financeira do seu condomínio

O setor financeiro desempenha um papel de suma importância na administração de um condomínio, porém, alguns erros são bastante comuns e prejudiciais. Por isso, confira o nosso post e veja algumas dicas que preparamos.

Para a saúde de qualquer negócio, é essencial ter um setor financeiro bem estabelecido e eficiente, por isso, para uma boa administração condominial a gestão financeira precisa ser eficaz e ter bons resultados.

Entretanto, é muito comum que alguns erros aconteçam, sejam eles por falta de atenção ou devido à falta de administração. Por mais que não seja uma tarefa simples, é possível se atentar a alguns erros comuns e compreender como evitá-los.

Com isso em mente, separamos alguns dos erros que podem estar prejudicando a saúde financeira do seu condomínio. Confira!

1. Não considera as divisões de despesas do condomínio

Naturalmente, qualquer condomínio possui despesas chamadas de ordinárias e extraordinárias. Isso porque a primeira está ligada aos gastos necessários para a administração do condomínio, porém, nem todos os casos são mensais.

Já as despesas extraordinárias, são aquelas que acontecem pontualmente e são indispensáveis. Assim, quando a administração não leva em conta esse ponto, está cometendo um grande erro.

Afinal, ao ter uma base de todos os gastos, é possível ter uma previsão do orçamento, ainda estabelecer a taxa condominial e ter em mãos um planejamento financeiro para o condomínio. Sem essa divisão, a administração não consegue compreender onde irá precisar dos recursos.

2. Não ter fundos

Em qualquer negócio é comum que surjam alguns imprevistos, por isso, é sempre importante ter uma espécie de reserva, para garantir o bom funcionamento mesmo nos tempos de crise.

Esse fator não é diferente em um condomínio, já que para a organização são necessárias algumas ações básicas, por exemplo. Quando não há essa reversa, até mesmo um problema como um elevador com mau funcionamento, pode desestabilizar o financeiro.

A princípio, esse fundo pode ser estabelecido com as contribuições dos moradores, em um planejamento financeiro, até mesmo de todas as despesas anuais.

3. Esquecer de analisar os contratos

Como citado no texto, todo condomínio possui algumas ações básicas de funcionamento, seja limpeza, manutenção, funcionários e vários outros pontos. E para isso, na maioria dos casos é feito através de um contrato com determinado fornecedor.

Porém, quando se trata do setor financeiro, é essencial oferecer uma atenção maior a esses contratos, principalmente, em casos de reajustes. Assim, os custos tendem apenas aumentar, impactando de forma negativa o setor financeiro do condomínio.

4. Não ter controle sobre a inadimplência

Outro erro bastante comum, que afeta o financeiro de um condomínio, é a falta de controle sobre a inadimplência. Afinal, a taxa de condomínio é a principal responsável por manter o funcionamento do negócio.

Com esses valores mensais, pagos pelos moradores, são administrados todos os serviços de manutenção do dia a dia, além do fundo de reserva. Desta forma, a inadimplência pode se tornar um problema praticamente incontrolável com o passar do tempo.

Para evitar esse quesito, é importante ter controle sobre todos os dados e informações de pagamentos e ter regras estabelecidas em relação a cobranças. Assim, se torna um dos melhores meios para evitar essas falhas.

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