A manutenção de caixas d’água é sempre uma preocupação para o condomínio. A higienização precisa ser rigorosa e obrigatoriamente pelo menos uma vez ao ano. Felizmente, a LCD está aqui pra te ajudar! Além de administrarmos toda essa tarefa para você, trouxemos o assunto na íntegra: entenda a importância da limpeza das caixas d’água e o quê você precisa saber para garantir um serviço de qualidade. Confira!
Perigos da água contaminada
Água potável é sinônimo de saúde e vitalidade, entretanto, caso esteja contaminada de alguma forma, também pode ser sinônimo de doenças virais e bacterianas como diarreia, leptospirose e até hepatite em casos mais graves. Existem alguns motivos principais para disseminação desses germes no armazenamento de recursos hídricos condominiais e residenciais:
⇒ Os canos que transportam o fluido até o lugar de armazenamento são, muitas das vezes, antigos e enferrujados. Isso causa um acúmulo de microorganismos prejudiciais a saúde no fundo do recipiente, que com o tempo, pode chegar até torneiras e chuveiros.
⇒ Reservatórios mal fechados atraem animais que procuram por abrigo próximo de fontes limpas. Aves e insetos infectam a região com dejetos mas, os mosquitos também representam perigo para os moradores, visto que espécies transmissoras de dengue, chicungunha e zika se proliferam em água parada.
⇒ A chuva pode ser um fator de contaminação, já que, principalmente em grandes cidades, ela possui componentes muito ácidos para ingestão.
Algumas dicas para se manter longe desses problemas são:
● Manter a limpeza da caixa d’água em dia;
● Checar o fechamento das tampas depois de ventos fortes;
● Monitorar dentro dos reservatórios, mesmo antes do período de seis meses;
● Investigar frequentemente por rachaduras e fissuras.
Água Potável e o Covid-19
Neste período de pandemia a água é elemento essencial no combate ao Covid-19. Junto ao sabão ela tem a capacidade de tirar a camada de gordura que protege o vírus, consequentemente, inativando ou destruindo-o por completo.
Apesar de pesquisas de virologistas da Feevale comprovarem a existência de amostras do Sars-CoV-2 em estações de tratamento de esgoto de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) certifica de que não existe risco de contaminação através da água potável, já que ela passa por etapas de purificação e desinfecção, não apenas contra o Coronavírus, mas contra diversos tipos de doenças.
Regulamentação
O saneamento de caixas d’água condominiais de Porto Alegre é regulado através da Secretaria Municipal de Saúde. Acompanhe os detalhes:
⇒ Coordenadoria Geral de Segurança em Saúde (CGVS)
A CGVS faz parte da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e é o órgão responsável pela qualidade da água no município. Além disso, define, entre diversas outras normas, a periodicidade da desinfecção bacteriológica em no mínimo uma vez ao ano, de acordo com a Lei Complementar 257 de 27 de Novembro de 1991.
Para garantir que os procedimentos de segurança e distribuição hídrica sejam seguidos corretamente, grande parte dos condomínios amparados pela LCD dão o intervalo máximo deste serviço de doze meses, seguindo todas as instruções da secretaria.
O DMAE, responsável pela distribuição da água, disponibiliza todas as instruções para realização da tarefa. Você pode conferir clicando AQUI. A organização também adverte para o cuidado na utilização de produtos químicos no processo, pois é preciso garantir que não tenham resquícios tóxicos no consumo após a limpeza.
Colabore com síndicos e zeladores e mantenha-se atento às vistorias necessárias no seu condomínio. A LCD pode definir o passo a passo dessa, e de diversas outras manutenções de segurança. Nossa equipe está preparada para te assistir desde a criação do plano de ação, até o orçamento do profissional mais capacitado e com o menor preço!
Nossas informações foram úteis para você? Deixe um comentário com suas dúvidas e sugestões! A equipe LCD Condomínios está sempre pronta para te atender!