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Cinco conflitos para se resolver em condomínios

Viver em uma pequena comunidade como, por exemplo, em um condomínio, exige bom senso e tolerância para evitar os famosos e desagradáveis conflitos. São muitos os motivos que podem gerar brigas entre os moradores ou destes com o condomínio. No entanto, cinco situações lideram o ranking das desavenças: inadimplência, crianças, pets, manutenção do encanamento e carro.

Confira abaixo cada um deles e algumas dicas de como evitá-los ou resolvê-los:

Inadimplência

Não é exagero dizer que, atualmente, a inadimplência é o principal problema dos condomínios. Situações delicadas como a perda do emprego ou a redução nos ganhos mensais podem gerar uma dificuldade momentânea ao morador. No entanto, o não pagamento da taxa condominial impacta a todos os condôminos, pois afeta o caixa do empreendimento.

O Código Civil determina multa de 2% e juros de até 1% ao mês para os valores atrasados. Com a atualização do Código de Processo Civil, em 2016, as regras para cobrança ficaram mais duras. Para reduzir a inadimplência em um condomínio, o síndico pode contar com administradoras especializadas como a LCD Condomínios, que possui profissionais capacitados para realizar a cobrança e promover negociações. Negociar da forma adequada pode reduzir consideravelmente o número de inadimplentes em um edifício.

Crianças

Correria nas escadas e nas áreas comuns, elevadores parados em todos os andares, andar de skate e bicicleta em áreas inadequadas, tocar na campainha dos apartamentos… Típicas brincadeiras de crianças, mas que podem causar desconforto entre moradores.

Muitos condomínios já contam com câmeras de monitoramento nas áreas comuns, o que inibe certos tipos de acontecimentos ou faz com que se achem os autores das traquinagens de forma mais rápida. Quando isso ocorre, o certo a se fazer é comunicar e notificar os pais ou responsáveis.

Considerando que as crianças precisam de espaço para gastar energia, para evitar conflitos futuros, uma dica é criar espaços de lazer infantil no condomínio, mesmo que sejam salas adaptadas em brinquedotecas ou espaço para jogos. Outra possibilidade, é criar o “síndico mirim” e eleger uma criança para ocupar o “cargo”. Isso trará senso de responsabilidade e cooperação aos pequenos.

Pets

A presença de animais domésticos no condomínio, muitas vezes, rende polêmicas. Principalmente, quando o assunto são cachorros. Reclamações referentes ao barulho de latidos, a sujeira e ao risco a segurança, no caso de animais mais agressivos, podem ocasionar brigas e desentendimentos entre os vizinhos.

Uma alternativa para o síndico é garantir que o regulamento interno seja bem detalhado no tópico relacionado a animais domésticos. Alguns exemplos de critérios que devem ser estabelecidos são: regras para uso do elevador, entrada na garagem, circulação em áreas comuns e uso de focinheira e em quais situações.

A instalação de câmeras de segurança em áreas comuns ajuda a identificar quem não cumpre as regras. Caso isso aconteça, o condômino responsável pelo animal ficará sujeito as penalidades previstas no regulamento.

Manutenção do encanamento

Um vazamento nas áreas comuns pode ser motivo de uma grande dor de cabeça para o síndico e os moradores. Principalmente se o caixa do condomínio tiver que ser utilizado para pagar gastos extraordinários com uma manutenção de emergência. Para evitar esse tipo de problema, o síndico deve ficar atento aos prazos de manutenção preventiva.

É responsabilidade do administrador do edifício atuar na prevenção e reparação de encanamentos. Para não deixar passar as manutenções preventivas de rotina, a LCD Condomínios recomenda a criação de cronograma de ações que o condomínio deve fazer ao longo do ano. Isso evita possíveis esquecimentos.

Carros

Um arranhão que aparece na lataria de um carro estacionado na garagem. Um carro ocupando de forma inadequada duas vagas. Estes são apenas dois exemplos de situações envolvendo carros e que geram conflitos entre os condôminos.

Neste caso, novamente a tecnologia pode ajudar. Se houver câmeras de monitoramento na garagem fica mais fácil de verificar o morador que está com a razão ou o que sofreu dano, além de registrar atitudes anti-sociais de condôminos e reforçar a segurança contra roubos e furtos.

Em todos os cinco casos citados acima, quando envolver um ou mais condôminos, é importante que o síndico tente mediar os conflitos, buscando soluções harmoniosas e evitando brigas que, em alguns casos, podem durar anos.

A legislação prevê instrumentos que apoiam o síndico para resolver essas questões. A advertência é o primeiro passo para alertar sobre alguma infração cometida. Caso o morador persista no erro mais de uma vez, então é hora de aplicar a multa.

Os critérios para multas e as formas de cobrança estão definidas na convenção condominial e no regimento interno. Os princípios básicos sobre direitos e deveres dos condôminos estão previstos no Código Civil, mas cabe a cada condomínio detalhar suas próprias regras.

O valor máximo para a cobrança de multa é de 10 vezes a taxa mensal paga pelos condôminos, conforme legislação.

LCD Condomínios

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