Blog

Condomínio ou empresa? Por que administrar?

Condomínio não é apenas um local onde moram pessoas. Mais do que isso! Podemos considerar o condomínio uma empresa, que tem entre seus objetivos manter a situação financeira em dia e bem estruturada, além do bom relacionamento entre “sócios” e “colaboradores”. Mas, para que tudo funcione bem, como em uma organização, ele precisa estar bem administrado.

Diferente do que muitos pensam, a função do síndico não se limita a apenas cuidar das áreas comum, estruturas do condomínio e resolver conflitos entre vizinhos. Entre as várias atribuições deste profissional estão à elaboração do orçamento das receitas e despesas relativas a cada ano, a cobrança de contribuições dos condôminos, bem como a imposição e recebimento de multas devidas, conforme Art. 1.348 do Código Civil.

Essa rotina de atividades, em especial a segunda, acaba dificultando muito o dia a dia do síndico, pois demanda tempo. É aí que entra o trabalho de uma administradora de condomínios.

Quando contratada, uma empresa capacitada assumirá todas as funções administrativas, fará o gerenciamento das contas, a gestão de funcionários, toda a parte de tributação que envolve o condomínio e a cobrança de inadimplentes. Além disso, dará suporte e assessoria na contratação de empresas terceirizadas, entre outras as ações.

A partir de um trabalho estruturado, o síndico também ganha uma importante aliada para as situações delicadas que surgirem e passará a contar com uma equipe de profissionais multidisciplinares que vão responder a dúvidas variadas, como: “O que fazer quando ocorre briga entre vizinhos?”; “Como proceder quando houver danos causados por desastres naturais?”; “O que o seguro obrigatório cobre?”; “Quando o condomínio é acionado na justiça, como o síndico deve proceder na audiência?”; “O que fazer quando o prestador de serviço contratado atrasa a obra?” ou “Como proceder quando a conta de água dobra de valor e não há vazamento visível?”.

Quando não conduzidos da forma correta, qualquer um dos exemplos citados acima, pode se tornar um passivo para o condomínio e todos os moradores.

Ter uma administradora experiente, que assessore o cliente no momento de dificuldade e/ou dúvidas, pode fazer toda a diferença na gestão e na saúde financeira do empreendimento.

 

Marcelo Décimo

Diretor da LCD Condomínios – Administradora de Condomínios

 

 

 

 

Newsletter
Inscreva-se agora e receba a LCD News !

Veja também