Blog

Descubra 10 vantagens de utilizar o Aplicativo LCD

Garantir a saúde financeira de um condomínio é um dos maiores desafios dos administradores e/ou síndicos. Isso considerando os diversos problemas enfrentados na gestão de condomínios, como o aumento da taxa de inadimplência, o que é muito comum.

Para evitar que isso ocorra e outros problemas, é necessária uma gestão condominial eficaz e transparente, levando em consideração os fatores que mais prejudicam a saúde financeira do condomínio.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para trazer algumas dicas que podem ajudar os síndicos a cumprir sua missão de manter a saúde financeira do condomínio. Acompanhe!

Fique por dentro das principais despesas (ordinárias e extraordinárias) do seu condomínio

Em primeiro lugar, é muito importante ficar por dentro das principais despesas do seu condomínio. Os custos de um condomínio podem ser classificados em despesas ordinárias e extraordinárias.

Despesas ordinárias

São as despesas básicas e necessárias à gestão diária do condomínio. Veja alguns exemplos abaixo:

– Conta de luz, conta de água, conta de gás, conta de internet etc.

– Manutenção da área de lazer ou de convivência entre os residentes;

– Pagamento de salário dos funcionários do condomínio e dos encargos trabalhistas.

Despesas extraordinárias:

São aquelas que vão além dos custos básicos e regulares de um condomínio. Para melhor ilustração, veja alguns exemplos:

– Reforma de parte do condomínio, por exemplo, pintar o muro do empreendimento;

– Paisagismo;

– Decoração de acordo com as festas do ano;

– Investimento em segurança, como instalação de câmeras etc.

É com base nessa ampla visão dos gastos que é possível garantir a saúde financeira do condomínio.

Invista em uma gestão condominial responsável

O administrador/síndico é o responsável por garantir a saúde financeira do condomínio. E, para garantir a saúde do condomínio, ele precisa administrar de forma eficiente todas as despesas.

Porém, uma boa gestão só é possível com consciência, responsabilidade e uma sólida compreensão das questões financeiras do condomínio, como ter completo entendimento das despesas que destacamos anteriormente. Do contrário, a saúde financeira do prédio poderá ser colocada em risco.

Com isso, os serviços básicos e ordinários do condomínio poderão ser comprometidos, afetando a vida de todos que nele residem.

Investir em cursos na área é uma ótima forma de gerir adequadamente o financeiro do condomínio que você administra.

Fique atento à taxa de inadimplência

Não é a tarefa mais agradável, por assim dizer: ficar de olho na taxa de inadimplência do condomínio.

Contudo, o administrador precisa ter um controle rígido sobre quem assume (ou não) o compromisso de pagar em dia a taxa de condomínio.

É desse modo que fica mais fácil manter a saúde financeira do prédio. Afinal, quando o condomínio não possui uma política de investimento para fazer renda, o pagamento de suas despesas fica diretamente ligado à receita gerada pela taxa condominial. Portanto, caso a arrecadação não vá bem ou ao menos de acordo com a previsão orçamentária estimada, sem dúvida, os compromissos do condomínio podem ser afetados.

Faça uma auditoria anual das contas do condomínio

A auditoria das contas anuais do condomínio é altamente recomendada. Não é por acaso que a administração de condomínios está utilizando cada vez mais esse serviço, pois garante a formalização e profissionalização na prestação de contas anual.

Além disso, vale destacar que se trata de uma estratégia que contribui para minimizar riscos de irregularidades (corrupção, desvio de dinheiro, uso indevido de dinheiro do caixa do condomínio etc.). Também ajuda a controlar melhor a situação financeira do condomínio.

Faça a previsão orçamentária

A previsão orçamentária nada mais é do que o levantamento das informações orçamentárias de um condomínio relacionadas ao fluxo de caixa.

Ela pode ser feita no início ou no final do ano, contudo, costuma ser realizada no último mês do ano, pois assim é possível programar as despesas do próximo ano.

No que consiste a previsão orçamentária? É com base na previsão orçamentária que o síndico pode planejar os investimentos que o condomínio precisa, por exemplo, reformas ou obras, e ter ampla visão do impacto financeiro que isso pode causar no orçamento. Assim, tudo pode ser pensado de maneira a garantir a saúde financeira do prédio.

Contrate uma assessoria especializada

Outra dica incrível que você pode colocar em prática é contratar uma assessoria especializada em administração de condomínios ou, mesmo, uma administradora de condomínios. Essa é uma ótima estratégia e decisão para quem quer deixar a saúde financeira do seu condomínio nas mãos de quem entende do assunto e pode garantir o alcance rápido desse objetivo.

Uma administradora de condomínios, além de ter uma larga experiência no ramo, pode oferecer ao seu condomínio uma análise de sua situação financeira com base nos últimos meses de gestão. Com base nisso, é possível conhecer melhor a realidade financeira do condomínio e implementar uma ação para garantir sua regularização e saúde, caso necessário, como:

– Corte de gastos: por exemplo, o síndico pode promover uma campanha para conscientizar os moradores da importância de economizar energia e água nos espaços coletivos do condomínio. Com isso, é possível reduzir despesas ordinárias, e assim manter a saúde financeira do prédio.

– Renegociação das despesas: o síndico pode, também, com base no relatório da situação financeira do condomínio, renegociar dívidas existentes, a fim de reorganizar as despesas e garantir a saúde financeira do prédio.

– Fortalecimento das ações para combater a inadimplência: potencializar as ações para evitar o crescimento da taxa de inadimplência. Por exemplo, lançando desconto para quem pagar a taxa em dia e renegociando taxas em atraso.

– Reorganização dos projetos extraordinários: os projetos podem ser agendados para ser executados em uma data futura, até que a saúde financeira do condomínio esteja em dia. Assim, os projetos podem ser colocados em execução no tempo certo e com orçamento suficiente no caixa.

Garantir a saúde financeira do seu condomínio é fundamental para que os compromissos financeiros sejam honrados, assim como para que aqueles que pagam em dia a taxa de condomínio não sejam afetados. Por isso, é dever do síndico assegurar que esse objetivo seja continuamente alcançado.

Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços.

Newsletter
Inscreva-se agora e receba a LCD News !

Veja também