Blog

Mudanças no comportamento Pós-Covid: busca por casas

A procura de casas estava aumentando há algum tempo no mercado imobiliário, mas a mudança na preferência dos consumidores em 2020 foi ainda maior. Com a pandemia do Covid-19, as pessoas foram obrigadas a irem para seus lares e permanecerem nele, durante muitos dias seguidos. O grande problema foi o espaço que parecia bom nos apartamentos, ter se tornado pequeno para tantas atividades do dia a dia. O home office também foi determinante para a busca de locais maiores: para realizar o trabalho em casa diariamente é necessário uma estrutura melhor, que os apartamentos pequenos não possuem.

Além do tamanho, muitos condomínios de apartamentos têm uma grande circulação de moradores, o que se tornou um empecilho para manter o distanciamento social mais efetivo. É normal cruzar com vizinhos e ficar preocupado, sem saber se eles estão tomando os mesmos cuidados com higiene e saúde que você.

Os brasileiros que mais buscam essa transição atualmente, possuem diversas faixas de renda, mas no geral, têm uma condição de vida melhor. E apesar de morarem em apartamentos com grande valor agregado, o investimento nas residências costuma ser maior, exigindo um complemento, mesmo com a venda do imóvel anterior.

Está satisfeito com a sua administradora? A LCD atende centenas de condomínios em Porto Alegre e região metropolitana, garantindo excelência e agilidade nos serviços.

Independente da localização, as casas se tornaram a primeira opção para a maioria das famílias gaúchas, com o perfil que citamos. Porém, devido a necessidade de distanciamento social, a vontade de ter um local mais afastado com contato com a natureza, tornou-se mais atrativo para viver. Muitas pessoas decidiram deixar a vida no centro da cidade para buscar um local mais tranquilo e menos civilizado.

Grande parte dos negócios aconteceram como permuta entre quem buscava um local menor, porque os filhos já haviam saído de casa, e quem tem filhos querendo ter um pátio ou uma área de lazer. Dessa forma, ambas as partes ficaram satisfeitas com as oportunidades. E aqueles imóveis que não eram procurados há muito tempo, também foram vendidos.

A procura não foi necessariamente apenas para compra, também foram fechados muitos contratos de aluguel em locais menos movimentados, principalmente nas serras. Tudo que tinha para ser alugado nessas regiões foi alugado. Quem optou em fazer dessa forma, escolheu passar o período mais afastado sem fazer uma mudança definitiva.

Além disso, os condomínios fechados de construções horizontais, ficaram em evidência entre as opções de imóveis. Eles oferecem maior comodidade e segurança aos moradores. A presença de lojas nesse tipo de condomínio também tornou-se importante, pois evita que as pessoas tenham que realizar grandes deslocamentos para fazer compras de determinados produtos. Porém, as áreas de lazer em comum deixaram de ser prioridade, muitas foram fechadas na pandemia, necessitando de agendamento para utilização, e dependendo da estrutura, não deram conta de atender a todos. Agora, a busca é mesmo por imóveis que já possuam espaço para essas atividades.

Podemos notar uma grande virada de chave para quem compra e para quem vende imóveis. A tendência agora é a venda de casas ou apartamentos maiores, como por exemplo, com terraço ou sacada, para garantir um ambiente maior. As construtoras também terão que se adaptar e fazer apartamentos pensando no novo perfil de consumidor. No momento, há uma grande urgência em fechar contrato devido a pandemia, mas essa pressa deve minimizar quando as coisas normalizarem. Ainda assim, é de se esperar que a procura por casas em cidades ou regiões próximas da capital continue crescendo nos próximos meses.

Está satisfeito com a sua administradora? A LCD Condomínios atende centenas de clientes em Porto Alegre e região metropolitana, garantindo excelência e agilidade nos serviços.

Newsletter
Inscreva-se agora e receba a LCD News !

Veja também