Blog

Reciclagem de óleo de cozinha é solução inteligente para condomínios

A maioria das pessoas já sabe que a preservação do planeta é um dos assuntos mais importantes da atualidade. No entanto, muitas não têm ideia de que podem fazer parte deste movimento através de pequenas atitudes no dia a dia, como, por exemplo, reciclando o óleo de cozinha.

Atentos as práticas de sustentabilidade, muitos condomínios têm realizado a captação deste resíduo gerado por seus moradores através de empresas especializadas ou de ações ambientais promovidas pelo próprio empreendimento.

Com alto potencial de poluição, apenas 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água. Se despachado em pias, vasos sanitários, bueiros ou guias de calçada podem impactar negativamente, promovendo retenção de sólidos, entupimentos dos canos, acumulo na caixa de gordura e problemas de drenagem.

Quando jogado nos arroios e rios, por ser denso, forma uma película sobre a água, dificultando a troca de gases entre a mesma e a atmosfera. O resultado é a poluição ambiental, com a morte de peixes e outros seres que vivem nestes ambientes e que necessitam de oxigênio.

Em Porto Alegre, o óleo de cozinha arrecadado pode ser entregue para cooperativas de reciclagem, que o utilizam como matéria prima para fazer produtos como, por exemplo, o sabão. Também pode ser levado em um dos mais de 50 Postos de Entrega de Óleo de Fritura – PEOF, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU, onde terá um destino ambientalmente correto.

Para guardar o azeite utilizado e deixar armazenado antes da entrega, é simples. Basta colocar o resíduo frio em recipientes, como garrafas de plástico ou de vidro, e fechar bem – evitando vazamentos. O processo é rápido, mas o resultado pode fazer toda a diferença na preservação do planeta.

Confira aqui, os endereços dos Postos de Entrega de Óleo de Fritura, na capital.

 

LCD Condomínios  

 

Newsletter
Inscreva-se agora e receba a LCD News !

Veja também