A administração de condomínios está sempre em constante desenvolvimento, buscando novas alternativas para se adaptar às necessidades de seus moradores, maneiras de garantir uma gestão aprimorada e adaptada às novas tendências do segmento.
Muitas dessas tendências estão relacionadas ao uso de novas tecnologias e mudanças que se adequem a diferentes hábitos e demandas dos condôminos.
Confira abaixo 4 tendências na administração de condomínio para esse ano de 2023!
1. Uso de softwares na administração de condomínios
Com a constante evolução das tecnologias, a primeira tendência que citamos aqui é a utilização de softwares ou sistemas digitais nos processos de gestão de condomínios, garantindo mais eficiência e transparência de tudo que é realizado internamente.
Assim, o trabalho do síndico é otimizado, garantindo mais planejamento e controle de processos internos, seja na prestação de contas das finanças, compartilhamento de informações e organização de documentos.
Os moradores também podem ter acesso para se informar sobre pontos relevantes, regras instituídas e até realizar diferentes solicitações ou reclamações, tudo de forma mais organizada e eficiente. A comunicação se torna muito mais assertiva através de ferramentas, facilitando todos os processos do condomínio, inclusive cobranças.
2. Inclusão de práticas sustentáveis
Com o aumento da atenção sobre b>práticas sustentáveis que ajudem a proteger o meio ambiente e trazem vários benefícios, outra tendência é que a administração de condomínios passe a implementar ações nesse sentido.
As práticas são bem variadas conforme a região do condomínio, mas podemos citar as principais mais observadas, como:
- Instalação de painéis solares para gerar energia elétrica limpa, o que inclusive ajuda a reduzir os gastos com eletricidade a longo prazo
- Coleta seletiva de lixo, implementando a consciência para separar todos os materiais recicláveis na hora do descarte
- Uso de materiais sustentáveis dentro do espaço do condomínio, seja em sacolas plásticas, produtos de limpeza de áreas comuns e outros materiais usados na manutenção do condomínio
- Captação de água da chuva para certos usos internos, seja para regar jardins ou realizar a higienização das áreas comuns
3. Segurança digitalizada
Outra tendência na administração de condomínios é a implantação de ferramentas digitais que garantam a segurança dos moradores contra ameaças externas e auxiliem no monitoramento interno em várias questões.
Isso inclui o uso de câmeras, o controle de acesso digitalizado através de cartões magnéticos, sensores de reconhecimento facial ou de digitais, monitoramento interno em áreas comuns e nos arredores do condomínio, evitando intrusos e outras ameaças.
4. Adoção de empresas administradoras de condomínios
Cada vez mais os condomínios recorrem a empresas especializadas na administração desses espaços para alcançar um melhor controle financeiro, gestão de inadimplência e assistência especializada na hora de realizar diferentes tipos de manutenções.
Essa alternativa simplifica a rotina de síndicos e conforme uma gestão mais organizada e planejada para os moradores, o que resulta em economia de recursos e menos gastos embutidos nas taxas de condomínio.
Nesse contexto, para garantir a administração de seu condomínio com uma equipe experiente, conheça a LCD Condomínios. Atuamos de forma especializada há mais de 30 anos na área com excelência no atendimento e assessoramento personalizado.
Visite nosso site para conhecer tudo o que podemos oferecer e entre em contato para tirar dúvidas. Se preferir, fale pelo WhatsApp para solicitar uma proposta comercial!