Blog

O que faz uma administradora de condomínio?

Uma administradora de condomínio tem como objetivo ser o braço direito do síndico na gestão do condomínio. Trata-se de uma empresa que se preocupa com as questões legais, de recursos humanos e financeiras, ou seja, da parte mais burocrática dessa gestão.

A administração de condomínios pode ser comparada com uma empresa. Não é tão simples quanto a maioria das pessoas acredita, e deve contar com auxílio de profissionais para que seja bem executada e gere valor aos moradores.

É pensando nisso que criamos este conteúdo exclusivo para que você compreenda o que faz uma administradora de condomínio, na prática. Confira!

O que é uma administradora de condomínio?

Quando falamos em administração, estamos nos referindo à capacidade de observar, organizar e aplicar os recursos disponíveis da melhor maneira possível para os interessados em uma organização, como, por exemplo, uma empresa.

No caso da administradora de condomínio, é uma empresa especializada na área que recebe uma procuração dos moradores para gerir os seus recursos de maneira profissional e ética. Na prática, é quem auxilia o síndico na tomada de decisões para garantir os melhores resultados.

No entanto, existem situações em que a figura do síndico também é terceirizada, e um profissional da empresa contratada assume essa posição.

O que faz uma administradora de condomínio?

administradora do condomínio se preocupa em garantir que a rotina do edifício seja a mais positiva possível para os moradores. Por exemplo, organizar assembleias gerais para discutir as regras de uso das áreas comuns ou outras normas.

Além disso, é a responsável por realizar contratações e gerir os profissionais terceirizados que prestam serviços para o condomínio, como empresas de facilities, encanadores, eletricistas, pintores, dentre outros.

A administradora auxilia na contratação e controle das obrigatoriedades legais (se a empresa está com nota fiscal em dia e faz descontos corretos dos impostos devidos, por exemplo) dos profissionais terceirizados, mas não “gere” de fato, sendo essa a função do síndico.

Dessa forma, a administradora deve dar todo o suporte necessário e usar de seu conhecimento para auxiliar nas demandas diárias que surgem, seja com a área comum do condomínio, seja com a equipe de colaboradores, seja com moradores.

Qual é a função de uma administradora de condomínio?

Existem diversas funções realizadas por uma administradora de condomínio que geram maior praticidade ao síndico e aos moradores, como, por exemplo, a emissão de cartas, editais e atas de reunião, assim como o devido registro dessas atas nos órgãos competentes.

Nesse sentido, a administradora ainda atua na questão de cobrança de multas e taxas condominiais, assim como toma as devidas providências legais caso esses valores não sejam quitados conforme as regras coletivas.

Caso seja necessário, a administradora ainda prestará assessoria para modificar o regimento interno e a convenção do condomínio para melhor atender às necessidades dos moradores.

Uma administradora de condomínio, na prática, é quem ajuda a tomar conta do condomínio para que a rotina dos moradores seja positiva e eles consigam usufruir plenamente desse patrimônio conquistado.

A LCD Condomínios pode ajudá-lo nessa jornada. Acesse a nossa página agora mesmo!

Newsletter
Inscreva-se agora e receba a LCD News !

Veja também